Quando um beneficiário do INSS está esperando a sua análise, é preciso consultar o benefício para saber se o pedido foi deferido ou não. Além das pessoas com processos em análise, os segurados que já recebem os auxílios, periodicamente, também precisam consultar o benefício do INSS para garantir que esteja tudo certo.
Com o avanço da tecnologia, a boa notícia é que não é necessário pegar fila em uma agência do INSS ou esperar no telefone para ser atendido, basta acessar o site ou app do Meu INSS e fazer tudo online. Quer saber como? Acompanhe o texto abaixo!
Você sabe fazer o requerimento do benefício do INSS?
Para fazer o requerimento basta criar uma conta no “Meu INSS” ou logar (caso já tenha a conta) e seguir os passos abaixo:
- Entre no site ou app Meu INSS;
- Após o login vá até a opção “Serviços” no menu superior;
- Selecione “Benefícios”;
- Clique no benefício que deseja requerer;
- Logo após, vá para “agendar perícia”;
- Depois de agendado, basta acompanhar o pedido no Meu INSS em “Resultado de Requerimento/ Benefício por incapacidade”
- Por fim, basta comparecer na data agendada para a perícia.
Os documentos necessários e formulários obrigatórios terão que ser apresentados. Anote para levar no dia da perícia:
- Documento oficial com foto;
- Número do CPF;
- Carteira de trabalho ou Carnês de contribuição (Documentos que comprovem o pagamento do INSS);
- Outros documentos médicos, exames, atestados, relatórios (Facultativo);
- Empregado de empresa: Declaração do empregador, informando a data do último dia de trabalho;
- Segurado Especial (Lavrador, Pescador, Trabalhador Rural): documentos que comprovem essa situação.
Como consultar o benefício do INSS?
Para consultar o seu benefício, basta entrar na sua conta do Meu INSS utilizando seus dados cadastrados. Acesse através do seu computador ou celular (para isso, basta baixar o APP).
Clicando na opção “Meus benefícios” o sistema mostrará a lista de benefícios vinculados ao seu cpf, ou seja, aqueles que você deu entrada.
Escolha o benefício que você necessita obter as informações e procure pela parte onde mostra “Decisão”. Lá estará o resultado do seu requerimento, onde as respostas poderão ser: habilitado, deferimento do pedido e indeferimento do pedido (falamos sobre isso neste texto aqui).
Meu benefício foi aceito?
Para saber o resultado do seu requerimento basta acompanhar e consultar o benefício pelo site, como já dito acima.
Dessa forma, se ele foi aceito, aparecerá a opção “pedido deferido”, neste caso ele foi aprovado o benefício e será feita a liberação do seguro. Se a resposta for negativa e não for aceita, a opção será “pedido indeferido”, e você pode recorrer à resposta do INSS.
É importante ressaltar que a fase do pedido “pré habilitado” significa que seu pedido ainda está em processamento, e a fase “habilitado” significa que seu pedido já foi processado, porém ainda está sendo analisado pelo INSS.
Meu benefício foi negado, o que fazer?
O que fazer quando consultar o benefício e ele for negado? Não se desespere, apesar do INSS te notificar informando a sua situação e expondo os motivos do requerimento não ter sido aceito, você pode reverter essa situação, basta procurar um advogado previdenciário capacitado para te orientar e entrar com uma ação judicial ao seu favor.