You are currently viewing Previdenciário empresarial: como a empresa pode se proteger?

Previdenciário empresarial: como a empresa pode se proteger?

O Direito engloba muitas esferas importantes, sendo algumas delas dentro das organizações, onde o Previdenciário Empresarial também está incluso na gestão do seu negócio. 

Toda empresa reúne trabalhadores e suas obrigações para com eles. Embora o Direito trabalhista atue nesta área, o previdenciário esclarece ao gestor assuntos importantes e regras a serem cumpridas.

Entenda como o Direito Previdenciário Empresarial pode melhorar o seu negócio.

 

Direito Previdenciário x Direito Previdenciário Empresarial

O Direito Previdenciário está relacionado à área do Direito Público proveniente das demandas sociais que representam assimilações e positivações de direitos humanos. Ele garante que a Seguridade Social seja respeitada regendo a relação entre segurado e previdenciário.  

Já o Direito Previdenciário Empresarial engloba o Direito Privado, onde rege um conjunto de regras que compõem as atividade empresariais e do empresário perante os seus funcionários e o seu negócio. 

Eles se complementam no sentido de dar seguridade aos colaboradores, seja funcionários de uma empresa (Direito Previdenciário) ou gestores (Direito Previdenciário Empresarial).

 

Direito Previdenciário Empresarial

O Direito Previdenciário Empresarial pode ser considerado um verdadeiro investimento para toda empresa, ajudando o gestor a analisar diversas situações tributárias da área previdenciária e como os tributos incidem sobre folha de pagamento dos funcionários. 

Ter a garantia do Direito Previdenciário Empresarial no seu negócio significa ter uma maior organização do conhecimento técnico a respeito dos assuntos e suas contribuições. Assim, é possível o desenvolvimento de ações preventivas, que colocam em primeiro lugar a resolução de conflitos evitando os tribunais, sejam de caráter trabalhista ou tributário. 

 

Previdência privada corporativa

Uma das atuações é a previdência privada empresarial, oferecida por empresas aos seus funcionários como um benefício corporativo com o intuito de incentivar colaboradores a poupar e investir no futuro.

A previdência privada corporativa também é um ponto positivo para a empresa ao aumentar os índices de produtividade, incentivar a motivação empresarial e oferecer benefícios fiscais.

Adotar a previdência privada empresarial é uma prática que vem se tornando um diferencial e atrativo dentro das empresas, junto com planos de saúde e seguros.

 

INSS patronal para sua empresa

Outra atuação é o INSS patronal, a contribuição previdenciária paga pelo empregador. Ele tem como objetivo financiar a seguridade social e garantir uma segurança financeira para seus empregados e prestadores de serviço.

Caso este imposto não seja pago pelo empregador, consequências como multas pela receita federal e pelo ministério público podem ser geradas. 

 

Previdenciário Empresarial e o Colaborador

Entender que os funcionários são o pé direito dentro de uma empresa, faz com que negócios fluem sem preocupações, evitando conflitos e tendo uma boa convivência.

Dessa forma, fazer a ponte entre os direitos garantidos por lei pelo governo e os trabalhadores pode também ser encarado como uma valorização de cada trabalhador. Afinal, quando o relacionamento entre a empresa e colaborador está comprometido, toda a cadeia do negócio também se compromete.

Ter a responsabilidade com o sistema jurídico é um dever do empregador, e isso se torna ainda mais importante quando tratamos dos ativos mais interessantes destes empreendimentos: o trabalhador.